III Congresso 1990 - Porto


POR Redação OA

A cidade do Porto, mais concretamente o Centro de Congressos Exponor, foi a anfitriã do III Congresso dos Advogados Portugueses, que se realizou nos dias 25, 26, 27 e 28 de Outubro de 1990.

A escolha dos temas a discutir centrou-se nos assuntos que se revestiam de maior actualidade para os Advogados portugueses, quer perante o desafio europeu que se avizinhava, como e principalmente, perante o acentuado desenvolvimento económico e social que se verificava no nosso país, na época.

O Congresso funcionou em três secções, sendo que a primeira secção debruçou-se sobre o tema “A Deontologia e as Incompatibilidades no Exercício da Profissão”, a segunda secção teve como temática “Fronteiras e Formas do Exercício da Profissão” e, por último, a terceira secção dedicou-se ao tema “Aperfeiçoamento das Instituições Judiciárias”.

O Boletim nº4 (Nov/Dez) de 1990 foi exclusivamente dedicada ao Congresso. Aqui poderá ler-se, para além das conclusões apresentadas, o programa e a constituição da comissão organizadora.

Foi também produzida uma publicação autónoma, de apoio ao congresso, onde constava a comissão de honra, comissão organizadora, secretariado do congresso, programa, o calendário para a eleição de delegados e apresentação das teses e comunicações, bem como constituição das secções. A realização deste Congresso decorreu durante o triénio 1990-1992, em que foi Bastonária a Dra. Maria de Jesus Serra Lopes.

Galeria


Documentos

Discurso de abertura Bastonária

Discurso do Provedor da Justiça em representação do Presidente da República

Comissão Organizadora Relatores

Discurso Ministro da Justiça

Lista de Delegados

Mensagem Prof. Adelino Palma Carlos

Secções e temas comunicações

Conclusões