I Congresso 1972 - Lisboa


POR Redação OA

Em 1972 realizou-se o primeiro Congresso Nacional de Advogados. Teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 15, 16, 17, 18 e 19 de Novembro.

Foi organizado e realizado durante o mandato do Bastonário Angelo d’Almeida Ribeiro.

Os congressistas reflectiram e discutiram sobre deontologia profissional; sociedades de advogados; estrutura da Ordem: jovens advogados e estagiários; os advogados perante o processo civil; os advogados perante o processo penal; reforma da Previdência dos Advogados; extensão da Ordem dos Advogados ao Ultramar; o papel do advogado na sociedade portuguesa. Quase 50 anos depois, alguns destes temas continuam a marcar a actualidade jurídica portuguesa.

A Ordem dos Advogados sente-se orgulhosa por acolher nas suas salas mais de 800 Cole­gas vindos de todos os pontos do País, das Ilhas e do Ultramar. E espera que, para além das horas de fraterno convívio entre os «homens da toga», seja fecundo o seu trabalho nas sessões de estudo e discussão dos diferentes temas.

Nesta grande oportunidade de fazerem ouvir a sua voz, os advogados, os candidatos à advocacia e os solicitadores portugueses podem dar um passo decisivo para aperfeiçoamento das instituições que regem a sua actividade profissional e, muito provàvelmente, para melhoria da sua previdência e das suas condições de vida.

Que sejam todos bem-vindos, esquecendo aquilo que eventualmente possa dividir-nos, para comungarmos nas aspirações gerais. Assim, o I Congresso pode abrir perspectivas novas ao exercício da profissão. E sejam quais forem as suas conclusões, uma é tirada, com certeza, por unanimidade: A DE QUE VALEU A PENA REALIZÁ-LO

O Bastonário

Saudações aos congressistas do Bastonário Angelo d’Almeida Ribeiro In Boletim Informativo da Ordem dos Advogados, Novembro de 1972

Galerias

BOA

FCG

Jantar

Restaurante


Documentos

Discursos Sessão Inaugural

Discurso de encerramento

Comissão de Honra e Comissão Executiva

Programa

Regulamento

Conclusões