VI Congresso 2005 - Vilamoura


POR Redação OA

Nos dias 17, 18 e 19 de Novembro de 2005, Vilamoura recebeu o VI Congresso dos Advogados Portugueses. Foi subordinado ao tema “A Responsabilidade Social dos Advogados” e registou a presença de cerca de 600 participantes.

Foram 3 dias de trabalhos, onde foram apresentadas ao todo 127 comunicações. O VI Congresso abriu com três sessões plenárias e 13 workshops, com o objectivo de lançar pistas de reflexão, mantendo as habituais secções apenas durante o segundo dia. Mobilizou um total de 236 delegados.

Realizou-se no triénio 2005-2007, quando era Bastonário o Dr. Rogério Alves.

As sessões plenárias de abertura foram dedicadas aos temas “A Advocacia Portuguesa perante a Ordem Jurídica Europeia”, “A Advocacia e a Cidadania” e ainda, “Advocacia e Desenvolvimento Económico”.

Já os trabalhos nas várias secções foram subordinados aos temas “Advocacia e Solidariedade Social em especial o Apoio Judiciário” (1ª secção), “Advocacia e Cidadania” (2ª secção), “Advocacia e Desenvolvimento Económico em especial a Reforma das Regras Processuais, incluindo a Reforma da Acção Executiva” (3ª secção), “Advocacia, Funcionamento dos Tribunais e Custo da Justiça” (4ª secção) e, por último, “Advocacia e Comunicação Social” (5ª secção). As secções foram presididas pelos Bastonários António Osório de Castro, Augusto Lopes Cardoso, Júlio Castro Caldas, Maria de Jesus Serra Lopes e António Pires de Lima, respectivamente.

No Boletim nº38 (Agosto-Outubro) de 2005 (págs. 42 a 45) é possível encontrar a constituição da Comissão Organizadora do VI Congresso, seguida de um artigo de Carlos Olavo, Presidente do Secretariado, onde são referidos os principais temas discutidos. Ainda nesta edição do Boletim da Ordem dos Advogados encontra-se o programa completo.

As sínteses das comunicações apresentadas, bem como as conclusões finais do VI Congresso, foram publicadas no Boletim nº39 (Novembro-Dezembro) de 2005.

Galeria


Documentos

Comissão Organizadora

Comissão Organizadora e Delegados Participantes

Programa publicado no Boletim

Programa

Regulamento

Conclusões